Como identificar o teu Cliente Ideal
Se há um erro que os novos empreendedores -e por vezes os já estabelecidos – cometem é este: não desenvolver uma visão clara do seu cliente ideal.
Demasiadas vezes pensamos que nosso serviço ou produto é “para todos” (acredita que já pensei assim também). E, embora possa ser verdade que todos podem usar a tua ajuda, simplesmente não é possível que tu e a tua marca atraiam todos. Os teus preços podem não estar alinhados com o que alguns podem pagar. A tua marca pode não ressoar com os outros. A tua história pode não tocar todos com a mesma sensação de urgência.
Quando tentas alcançar todos, em vez de restringir o teu foco no teu verdadeiro cliente ideal, vais estar a diluir a tua mensagem, tornando ainda menos provável que esses clientes perfeitos te encontrem.
Se estás apenas a começar, pode parecer uma tarefa impossível saber quem é o teu cliente ideal. Começa com estes três pontos.
1 – Género
O teu público é masculino ou feminino? Homens e mulheres podem ler e apreciar o teu conteúdo – e até comprar os teus produtos, mas provavelmente vais perceber que o teu mercado está mais direcionado para uns ou outros. Homens e mulheres são diferentes e são afetados por histórias e promoções de maneiras muito diferentes, pelo que o que atrai um homem nem sempre atrai uma mulher – e vice-versa. Observa algumas das marcas que compras, e verás rapidamente como elas criam as suas mensagens para atrair homens ou mulheres, mas muito raramente ambas.
2 – Objetivos
O que o teu cliente espera alcançar e como os teus produtos e serviços ajudam a atingir esses objetivos? O teu cliente ideal pode estar a tentar ter melhores relacionamentos, ou a tentar ultrapassar uma fase difícil no seu emprego e de desvalorização pessoal, a ganhar mais autoestima ou a melhorar a sua saúde ou ainda a tentar superar uma fase desafiante do seu negócio. Porém, se não souberes onde querem ir, não os podes ajudar a chegar lá.
3 – Onde está na sua viagem
O teu cliente ideal é iniciante ou já percorreu um bom caminho? Como falas, como escreves, que métodos de marketing usas e até mesmo quais os preços que cobras serão determinados pelo nível de sofisticação do teu cliente ideal. Por exemplo, alguém que nunca passou por um processo de coaching podes comprometer-se menos do que alguém que já o experimentou e que sabe que o coaching pode rapidamente trazer excelentes resultados. Não poderás alcançar o teu mercado efetivamente se não souberes exatamente onde está o teu cliente ideal o que precisa neste momento.
Se estás a começar agora, é provável que ainda não saibas quem é o teu cliente ideal. Isso também está bem. Mas presta atenção, porque ele vai dizer-te. Ele vai dizer-te através dos produtos e serviços que compram. Vai dizer-te seguindo-te (ou não) nas redes sociais. Vai dizer-te comentando no teu blog e a fazer perguntas que são relevantes para ele.
Observa as tuas interações, estuda o perfil daqueles que te contactam para obter ajuda e vê o que a tua “concorrência” está a fazer e, em breve, terás uma compreensão clara de quem é o teu cliente ideal.
[Definir e comunicar com o teu Cliente Ideal é um dos temas abordados no Grupo de Coaching Online Ser Terapeuta]