Uma pessoa questionou-me porque é que faço descontos e ofertas quando promovo o meu trabalho e depois publico artigos a falar que não se deve baixar valores.
A mim esta questão parece-me muito pertinente.
Uma coisa é fazermos descontos e ofertas que nos respeitem e ao nosso trabalho com vista a atrair mais clientes para fazermos chegar a nossa mensagem ao maior número possível de pessoas.
Outra coisa bem diferente é desvalorizarmos o nosso trabalho por desespero.
Por exemplo nos primeiros cursos ou workshops que lanço faço sempre um desconto considerável. Aliás com frequência os participantes até beneficiam de uma ou duas sessões extra, porque eu fluo com o grupo e com o trabalho que se vai desenvolvendo. Gosto de o fazer porque a primeira edição é quase um laboratório para mim e acaba por enriquecer muito o programa para o futuro.
Desde que eu não sinta que fico a perder, que eu sinta que existe o equilíbrio não tenho qualquer pudor em fazer descontos e ofertas excepcionais.
O que não faço é descontos perdendo dinheiro e/ou valor e nisso sou coerente com tudo o que escrevi.
Pode haver também outro tipo de motivos.
Há uns anos eu fazia descontos sempre que aprendia uma nova técnica e precisava de a praticar. Então fazia descontos de 50% apenas para os meus Alunos e Clientes explicando o motivo do desconto. Transparência acima de tudo.
Podem haver também motivos pessoais. Por exemplo, neste momento tenho um que tem um grande peso. Fui mãe há 8 meses e tenho estado menos activa no trabalho. Eu sou do tipo de pessoas que apesar de adorar ser mãe, gosto de trabalhar e de me manter criativa. Por isso decidi que mais do que o dinheiro, neste momento a mais-valia é voltar ao activo.
A mesma pessoa falava também da forma como publicito os descontos.
Vou ser muito clara. Eu não tenho qualquer problema em ser comercial, em fazer marketing. É assim que as pessoas ficam a saber do meu trabalho e a forma como trabalho. Assumo-o em pleno. Entendo que algumas pessoas não gostem, o que é legítimo.
Eu assumo em pleno a minha estratégia de marketing. Funciona, faz chegar a minha mensagem e não estou a enganar ninguém, bem pelo contrário. Sei que o que tenho a dar é útil a muitas pessoas. Sei que quem recorre ao meu trabalho o valoriza porque eu me valorizo.
Bom dia Cláudia, obrigada pela resposta. Além de concordar em pleno, fez-me pensar que tive de aprender a valorizar-me para sentir valor nos outros. Hoje sei que quem procura para a minha atividade sabe que dedico, estudo e me dou a 100% no meu trabalho. Gosto muito de ti. E lembro-me muitas vezes de palavras tuas no workshop que fizeste no meu espaço. Obrigada
Querida Ana, sim, temos que nos valorizar para termos valor para fora. Ainda bem que fez sentido para ti! Beijinho grande