Tu és a Tua Marca
Eis o segredo que todos os marketeers sabem: os clientes não compram um produto ou serviço. Compram-te a ti!
A tua personalidade.
A tua experiência.
As qualidades únicas que possuis.
Em tempos o branding significava um logotipo de aparência corporativa e um catálogo, mas no mercado online de hoje, o valor real não é parecer uma grande empresa, mas sim apenas em seres tu. E a tua personalidade brilhará de diversas formas.
A tua Voz Autêntica
Como falas e escreves e até mesmo como ages perante uma câmara ou numa entrevista de áudio tem o poder de te identificar instantaneamente ao teu público. Podes constatar isto percorrendo o teu feed do Facebook. É fácil saber quem publicou uma determinada imagem ou atualização de estado, apenas reconhecendo a voz com a qual geralmente falam.
Há ainda um outro aspeto mais importante da tua “voz”: ter o poder de atrair um público específico.
Nos últimos anos, alguns coaches e vendedores de produtos destacaram-se pela sua linguagem dura ou demasiado solta (até com bastante vernáculo incluído). Os seus seguidores adoram-nos. Outras pessoas não. O que interessa é que eles captaram a atenção do público que lhes interessava.
Irreverência e obscenidades não são o único caminho a seguir. Alguns coaches construíram a sua marca baseados quase inteiramente na sua capacidade de serem gentis e generosos, ou pragmáticos e assertivos.
Embora muito diferentes na sua abordagem, o que interessa é que sejam autênticos. É importante que uses uma linguagem em público que corresponda ao que és pessoalmente, que atues e fales pessoalmente como o fazes online. A tua marca será mais forte por isso.
A Tua História
Como chegaste até onde estás hoje? O teu passado – que para ti pode parecer chato e sem interesse – é uma ferramenta poderosa que pode ajudar a solidificar a tua marca e a atrair o público certo.
Talvez sejas uma mãe solteira lutadora que criou um negócio online, em vez de escolheres simplesmente ter um trabalho atrás de outro sem tempo para ti e para o teu filho. O teu sucesso pode ser uma inspiração para o teu público e uma grande parte da tua marca.
Talvez tenhas começado a trabalhar em desenvolvimento pessoal na sequência de um evento menos positivo da tua vida que te levou a descobrir novas ferramentas e que decidiste colocar também à disposição de outras pessoas.
A tua história não tem que ser dramática e não precisas de partilhar mais do que aquilo que te sentes confortável, mas precisa de ser teu.
Sê tu mesma e nunca terás que te preocupar em atrair o público certo.
O público auto seleciona-se e o teu cliente perfeito irá encontrar-te.
[Não sabes como encontrar a tua voz e perceber como a tua história pode cativar o teu público? No Grupo de Coaching Online Ser Terapeuta este é um dos temas que abordamos]